O Estaleiro Rio Maguari marcou presença na 17a. edição da NAVALSHORE, maior feira da indústria da construção naval da América Latina, realizada de 22 a 24/08, no Rio de Janeiro.
22 de agosto de 2023Rio Maguari é destaque na Revista Transporte Moderno: grande demanda por comboios fluviais para entregas em 2024 e 2025
23 de janeiro de 2024O Estaleiro Rio Maguari foi destaque na Folha de S.Paulo, em uma matéria que abordou como a demanda do agronegócio tem impulsionado os estaleiros na região Norte, permitindo que eles se destaquem da crise enfrentada pela indústria naval. Na reportagem, nosso diretor comercial, Fabio Vasconcellos, discute as principais iniciativas adotadas pelo Rio Maguari, que tem se dedicado à especialização de suas atividades para aumentar a competitividade e a produtividade. A matéria também destaca a estratégia de crescimento e expansão do estaleiro,
“O Estaleiro Rio Maguari (PA) faz uma avaliação positiva dos últimos 12 meses, levando em conta que os mercados atendidos pelo estaleiro continuam demandando novas embarcações, principalmente na navegação interior e apoio portuário. Os principais projetos em andamento no ERM são a construção de dezenas de barcaças graneleiras para navegação interior, 4 rebocadores portuários de 70 TPB (toneladas de porte bruto) e 2 conjuntos ATB (comboio oceânicos articulados) para cabotagem.
Para o ERM, o potencial de novos negócios está ligado diretamente à efetivação de projetos de infraestrutura e de exploração de petróleo na região, especialmente o derrocamento do Pedral do Lourenço no Rio Tocantins, a implantação da Ferrogrão e a autorização de exploração de petróleo na Margem Equatorial, na costa do Amapá. Além disso, é necessário velocidade na aprovação de licenciamentos ambientais de terminais portuários na região, fatores que, combinados, aumentarão significativamente a demanda por comboios fluviais e embarcações de apoio marítimo.
O diretor comercial do ERM, Fábio Vasconcellos, vê uma nova onda de comboios fluviais de grãos para atender o Arco Norte e de comboios fluviais para minério para a Hidrovia do Paraguai. “A demanda reprimida existe em função da espera por licenciamentos ambientais de terminais e à efetivação de obras de infraestrutura, como o derrocamento do Pedral do Lourenço, por exemplo”, descreve. Vasconcellos afirma que o estaleiro tem realizado investimentos importantes na infraestrutura produtiva para a construção dos ATBs, especialmente na capacidade de movimentação de carga, em galpões de construção de painéis e blocos e na aquisição de equipamentos.”
Confira a matéria completa: http://sinaval.org.br/2023/12/estaleiros-percebem-aquecimento-de-projetos-e-boa-taxa-de-ocupacao-nos-diques-para-embarcacoes-de-servico/