Rebocadores azimutais encomendadas pelo cliente Svitzer em operação em Santos
29 de abril de 2024Diretor Comercial do ERM participa de reuniões estratégicas para o desenvolvimento da navegação interior em Brasília
12 de maio de 2024Unidades construídas no estaleiro localizado no Pará têm 23,2m de comprimento e 70 toneladas de tração estática. Estaleiro mira exportação dessas embarcações, principalmente para operadores da América Latina e África Ocidental.
O Estaleiro Rio Maguari (PA) entregou o sexto e último rebocador da série de seis embarcações encomendadas pela Svitzer. O Svitzer Babitonga é uma unidade de propulsão azimutal — Azimuth Stern Drive (ASD) da série 2300 Rampart. Cada uma dessas embarcações irmãs têm comprimento total de 23,2 metros e 70 toneladas de tração estática (bollard pull), podendo alcançar velocidade máxima de 13 nós. O Svitzer Babitonga também é equipado com recursos de combate a incêndios Fifi-1.
A embarcação foi batizada em em homenagem à Baía de Babitonga, em São Francisco do Sul (SC), onde a Svitzer iniciou suas operações no Brasil em 2015. A Svitzer opera atualmente 22 rebocadores, incluindo as duas embarcações adicionadas à frota em 2024, em oito portos do Brasil – Salvador (BA), Suape (PE), Pecém (CE), Santos (SP), Vitória (ES), Rio Grande (RS), São Francisco do Sul (SC) e Paranaguá (PR).
Para a Svitzer, a conclusão dessa série ressalta o compromisso da empresa em fornecer serviços de reboque seguros e sustentáveis ao longo da costa brasileira. “Esta série de rebocadores foi construída especificamente para apoiar operações locais vitais, onde irá desempenhar um papel crucial na assistência ao reboque portuário ao longo da costa brasileira e no apoio às operações de GNL”, disse o presidente da Svitzer Américas,Arjen Van Dijk.
A capacidade Fifi-1 de dois dos seis rebocadores garante que eles estejam bem equipados para apoiar operações de FSRU. O presidente da Svitzer Brasil, Daniel Reedtz Cohen, acrescentou que a entrega do Svitzer Babitonga é um marco importante e representa um apoio à jornada de crescimento contínuo da empresa no Brasil. “Com a entrega desses rebocadores, a Svitzer conclui um programa abrangente de rebocadores com o objetivo de apoiar a infraestrutura portuária e o reboque na região”, disse Cohen.
Entregas e planos de exportação
O diretor comercial do Estaleiro Rio Maguari, Fabio Vasconcellos, destacou que o Svitzer Babitonga faz parte de uma série de embarcações de grande porte e alta potência fornecidas à Svitzer. Ele considera que essa encomenda representa um marco na consolidação do estaleiro de Belém (PA) no setor de apoio portuário, um dos segmentos de navegação mais exigentes em termos de embarcações.
“A entrega dos seis rebocadores para a Svitzer fortalece a posição do Estaleiro Rio Maguari no mercado de rebocadores de grande porte no Brasil, e nosso próximo objetivo é iniciar a exportação dessas embarcações, principalmente para operadores da América Latina e África Ocidental”, projetou Vasconcellos.
Fonte: Portos e Navios – Danilo Oliveira