Fabio Vasconcellos, diretor comercial do ERM, concedeu entrevista à revista “Portos e Navios” sobre os desafios da indústria naval.
24 de agosto de 2024O Estaleiro Rio Maguari (ERM) será um dos responsáveis pela construção de embarcações destinadas à navegação interior para a LHG Logística, braço logístico da mineradora LHG Mining, do Grupo J&F. A LHG já atua na hidrovia Paraguai-Paraná, principal rota para o escoamento da produção de minério de ferro extraído pela mineradora em Corumbá (MS).
O Estaleiro Rio Maguari será um dos seis estaleiros envolvidos na construção de 400 balsas e 15 empurradores, que visam otimizar o transporte hidroviário de minérios, contribuindo para a expansão do setor. As embarcações percorrerão cerca de 2.500 km pela hidrovia Paraguai-Paraná, atravessando o Paraguai até o terminal marítimo de Nueva Palmira, no Uruguai, onde o minério será transferido para navios de longo curso. A LHG Logística destacou que este projeto é crucial para aumentar a competitividade do Brasil no mercado global de commodities.
A iniciativa faz parte de uma estratégia maior do governo brasileiro e do BNDES para revitalizar a indústria naval nacional, anunciada em janeiro deste ano. O presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, ressaltou os impactos positivos: “Esta é uma operação que contribui para o desenvolvimento da produção nacional, gerando milhares de empregos com qualidade, impulsionando a descarbonização com um transporte mais limpo e reativando a indústria naval, que faz uma competição internacional difícil, com países como China e Singapura. Ao investir na produção local, o país não só reduz a dependência de importações, mas também impulsiona as exportações e a balança comercial brasileira”.
Aguinaldo Filho, presidente da LHG Mining, destacou a importância do financiamento do FMM e do BNDES para garantir que os estaleiros brasileiros pudessem competir com estaleiros estrangeiros, cujos custos iniciais foram até 20% menores. Destacou ainda que a operação “viabiliza o aumento da eficiência e da capacidade de escoamento de minério da LHG, necessários para fazer frente ao crescimento da produção, além de gerar empregos na construção dos equipamentos navais, na operação da hidrovia e nas atividades de mineração”.
O diretor comercial do Estaleiro Rio Maguari e vice-presidente do Sindicato Nacional da Indústria Naval (Sinaval), Fabio Vasconcellos, também celebrou a magnitude do projeto: “É um projeto realmente superlativo. Por isso, a empresa optou por essa divisão em seis estaleiros. As garantias pedidas aos tomadores dos empréstimos são muito reais e o Fundo de Marinha Mercante é um fundo que de fato funciona. E ele se retroalimenta, com os recursos de devolução dos empréstimos”.
A parceria entre a LHG Logística, o ERM e outras empresas envolvidas com o apoio do BNDES e do FMM reforça o compromisso do Brasil com o fortalecimento da infraestrutura logística e o crescimento sustentável da indústria naval.
Fonte: Valor Econômico – Lucianne Carneiro