Estaleiro Rio Maguari fornecerá embarcações para navegação interior à LHG Logística
8 de setembro de 2024Estaleiro Rio Maguari: Melhor do Brasil na Indústria Naval pelo 5º Ano Consecutivo
26 de novembro de 2024
No dia 21 de novembro, o Estaleiro Rio Maguari teve a honra de receber o Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e o Governador do Pará, Helder Barbalho, na cerimônia de lançamento do maior programa de navegação interior do Brasil. O evento reuniu cerca de 600 pessoas, incluindo colaboradores, representantes da classe empresarial e membros dos poderes executivo e legislativo em níveis municipal, estadual e federal.
Com R$ 4 bilhões em recursos, o Governo Federal, por meio do Fundo de Marinha Mercante, financiará a construção de embarcações para a LHG Logística, braço logístico da mineradora LHG Mining, do Grupo J&F.
Fabio Vasconcellos, diretor comercial do Estaleiro Rio Maguari, destacou que este marco é fruto de uma política de Estado bem-sucedida: “Se estamos aqui hoje para este importante anúncio de construção de centenas de embarcações, incluindo 400 balsas e 15 empurradores fluviais — o maior contrato de construção naval —, isso se deve, entre outros fatores, ao Fundo de Marinha Mercante, existente desde 1958. Só neste projeto, estamos falando de quase 10 mil empregos diretos e indiretos no Amazonas, no Pará e na Bahia, três das regiões mais carentes de empregos de qualidade no Brasil.”
O presidente da J&F Investimentos e da LHG Mining, Aguinaldo Filho, destacou que o projeto teve início há um ano e meio, quando a LHG decidiu aumentar a produção de minério de ferro, o que demandou a construção de barcaças e empurradores para o escoamento do produto. “Hoje, construir essas barcaças e empurradores no exterior, em alguns casos, sai até mais barato do que no Brasil, daí a importância fundamental das linhas de crédito que possam de fato equacionar essa diferença.”
O ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, afirmou: “Estamos lançando hoje o maior programa da história do Brasil para a navegação interior. São R$ 4 bilhões em investimentos na construção de 400 barcaças, que irão gerar quase 10 mil empregos no país. Com isso, estamos consolidando uma agenda de desenvolvimento voltada para as hidrovias e para uma indústria limpa, fundamental para o escoamento da produção brasileira.”
O governador do Pará, Helder Barbalho destacou: “Nós somos um estado que se orgulha muito daqueles que elevam o nome do Pará. Particularmente, a operação realizada aqui no Estaleiro Rio Maguari coloca a engenharia naval e sua excelência em evidência, demonstrando a eficiência do trabalho desenvolvido neste local.”
Este momento marca a história do ERM e reafirma seu compromisso com a excelência, o avanço da indústria naval e o desenvolvimento da logística no Brasil.